segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia dos Professores

A sensação maravilhosa desta profissão é demonstrada pelos professores de diversas formas, para Professora Veridiana Mendes Arrebola (Etec de Peruíbe) ensinar e aprender caminham juntos, ela diz “ser professora é aprender todos os dias algo novo, principalmente aprender de quem você menos se espera! É disseminar conhecimento, mas sobretudo ensinar sabedoria.”, para professora Cleise Ribas (Etec de Itanhaém) “Ser professora é ter a grata satisfação de partilhar o conhecimento, dividir experiências, conquistar admiração, respeito e carinho de pessoas que nos encantam com a sede do saber"
Professor Wagner Silveira (Etec de Praia Grande) expressa divinamente a profissão: “ensinar é uma das ações mais sublimes que existem. Poder fazer parte de forma tão intensa e duradoura na vida das pessoas, não tem preço. Torço para que um dia todo mestre tenha seu esforço e dedicação realmente reconhecidos em nosso país.” 
Professora Graciete Henriques (Etec de Itanhaém e Adolpho Berezin) é de uma sensibilidade incrível quando diz: “ser professora é trabalhar com a matéria prima mais maravilhosa do mundo: o ser humano! Moldar e ser moldada, aprender dia a dia, com cada aluno, com cada aula e ao final formar um cidadão e crescer como ser humano.” E já dizia o poeta: “...Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...ser professor é ter a capacidade de sair de cena, sem sair do espetáculo...” 
Paulo Freire disse: “A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem 'águias' e não apenas 'galinhas'. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.” 
Que cada pessoa então, aceite o convite  de refletir qual é o seu papel com relação a educação e o realmente o cumpra, para que um dia possamos comemorar integralmente essa data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário