terça-feira, 19 de abril de 2011

II Reunião Pedagógica 2011


Este ano estou abordando assuntos relacionados a Neurociência do Aprendizado, que é um estudo sobre como o cérebro se desenvolve e funciona, aborda também princípios de organização e funcionamento do cérebro, bases neuronais do aprendizado, os fatores que facilitam o aprendizado e como eles podem ser explorados em sala de aula, e as mudanças que acontecem no cérebro durante a infância e a adolescência.

Nesta reunião abordamos:

- Aprender: um grande prazer;
- Cérebro, emoções e corpo;
- Reativação do cérebro;
- Imaginação e criatividade.

E uma das descobertas mais bonitas da neurociência:

- Carinho e sua relação com funcionamento do cérebro
 O cérebro sabe reconhecer as pessoas que nos dão apoio social, pessoas disponíveis a nos ajudar de alguma maneira.
 O carinho que recebemos é sinalizado ao cérebro. Quanto mais carinho o cérebro sinaliza, a maneira como a pessoa lida com o mundo é muito mais tranqüila, com bem menos estresse.
“O cérebro que recebe carinho é um cérebro muito mais saudável”

Nesta reunião abordamos também:
- O isolamento, a solidão conseqüências para os indivíduos
 
Refletimos sobre o acontecimento trágico na Escola Municipal Tasso da Silveira em Realengo, Rio de Janeiro, onde um ex-aluno abriu fogo em plena sala de aula.
 
Criamos o “Dia do Conviver Bem com as Diferenças” que ficará fixado no calendário escolar em cada semestre, na primeira semana de abril e na primeira semana de outubro.

Neste dia alunos participarão de dinâmicas de grupo, palestras, e outras atividades que aborde assuntos como bullying, cyberbullying, preconceito e convivência social.



AMEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário