quinta-feira, 7 de abril de 2011

Comemorando Mais de 10.000 acessos no Blog

No início de tudo...
Hoje, comemorando mais de 10.000 acessos no Blog, parei e refleti sobre o começo de tudo.
Há cinco anos, quando entrei na ETEC de Itanhaém pela primeira vez, aos 27 anos de idade, o primeiro e maior sentimento que tive foi MEDO.
Lembro que os primeiros pensamentos foram: “Meus Deus, a escola é enorme, o que vou fazer com uma escola deste tamanho?”, “Como vou receber os alunos? Precisa de reforma, a estrutura ainda não é adequada”, “Será que dou conta de tanta responsabilidade?”.
Recordo que fiquei parada, olhando a lateral da escola, fiquei ali por uns 20 minutos, sozinha, refletindo, tentando achar algum caminho...tentando me encontrar.
Fiz uma oração, nela fiz dois pedidos a Deus: força e sabedoria.
Antes de ir embora, desta primeira visita, fixei os olhos na entrada da escola e pensei: “Se é para estar aqui, sozinha, começar uma escola do zero...Se é para mudar de residência, morar sozinha, ficar longe da família...Se é para enfrentar desafios, levar dignidade a vida das pessoas, ser responsável por pessoas interessadas em crescer profissionalmente, pessoas que querem realizar sonhos, querem uma vida melhor...Entregarei o que tenho de melhor, serei intensa nas ações, trabalharei com honestidade e entusiasmo” e fui além, meu pensamento foi alto...falei em voz alta: “Se é para enfrentar tantos desafios...esta não pode ser uma escola qualquer, farei dela uma referência”.
Minhas primeiras tarefas na escola foram: desembalar as carteiras e cadeiras, fui comprar o primeiro pacote de folha sulfite, as primeiras canetas, o primeiro aparelho telefônico, instalar o primeiro computador administrativo.
A partir daí pedia ajuda para os colegas mais experientes e começavam a chegar os primeiros funcionários, docentes e alunos.
E todo o dia ao entrar na escola meu pensamento se voltava a Deus, pedindo proteção e com o desejo de trabalhar em uma boa escola, sabendo que para isso, muita coisa deveria partir de mim.
E foram noites e noites sem dormir...irritações, preocupações, muita luta, muita busca por recursos financeiros, muito estudo, estudei, estudo, estudo e estudo.
Hoje depois desses cinco anos, estou colhendo alguns bons frutos desta luta diária.
No final do ano passado, fui convidada para assumir o cargo de Supervisora Pedagógica do Centro Paula Souza, que apesar de ter decidido em permanecer como Diretora da ETEC de Itanhaém, me orgulho humildemente deste convite, porque viram em mim alguém capaz de supervisionar mais de 20 escolas, e sou só uma jovem diretora, que administra uma escola técnica em uma cidade onde não há indústrias, a última do mapa no litoral sul...Acredito que este convite demonstra que com o trabalho árduo de todos os funcionários e docentes, com a dedicação dos alunos transformamos a escola em uma boa escola.
Neste mês saiu outra grande notícia que me alegrou e orgulhou demais, saiu o resultado do Sistema de Avaliação Institucional e obtivemos 84,46% de desempenho geral. Dentre as 158 escolas de todo estado de São Paulo, somos a 18ª colocada, a da Baixada Santista.
Temos uma bela reforma em andamento, R$1.500.000,00 em investimento na nossa escola.
Todos esses fatos me impulsionam em trabalhar cada vez mais, com mais força, mais ânimo e fé em Deus.
Se me perguntarem se ainda tenho medo...direi SIM...tenho muito medo sim, mas agora carrego a certeza de que se acreditar, lutar, ter gente do bem para trabalhar, nos apoiar, ajudar...posso ir além da minha imaginação e conquistar territórios jamais atingidos anteriormente...
Se alguém me pedir para descrever-me, direi: “Sou uma mulher que sonha com um mundo melhor e APAIXONADA pelo que faz”.
Agradeço aos mais de 10.000 acessos!

3 comentários:

  1. Olá, meu nome é Jhenifer e eu sou do gaivota e estou na 8º serie..Eu vi algumas fotos da Etec e gostei muito, não vejo a hora de começar à estudar lá..Se a sra. leu esse comentário, manda um recado no meu e-mail.. E-mail: Jhenifer.l.q.s@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Chefa!!! Eu tenho muito orgulho de fazer parte desta equipe.

    ResponderExcluir
  3. Ae Maninha vc é 10...e não esqueça as dificuldades estão ae para serem vencidas e pra variar isso e mole para vc.
    Parabéns pele sucesso!!!

    ResponderExcluir