terça-feira, 3 de julho de 2012

Férias ... merecidas férias?


Nícolas Schukkel de branco, com ajuda de dois amigos organizou, limpou a quadra e promoveu interclasses...jogou e  fez gol!!!



Todos os alunos se preparando para as curtas férias de julho, muitos sentimentos afloram nos alunos. Acabaram de passar por avaliações, alguns apresentaram o tão falado Trabalho de Conclusão de Curso, estão todos de alguma maneira aliviados, prontos para um descanso merecido.
Sou procurada de diversas formas, alguns aparecem solicitando que façamos um campeonato de futebol nos últimos três dias. Assim que há a autorização, organizam tudo, cronograma, súmulas e premiação, após uma festa junina na sexta-feira, deixam seu lazer de lado no sábado e vão arrumar a escola, para que na segunda esteja tudo pronto para iniciar o interclasses.
Outras querem uma festinha de despedida, já que terminaram o último módulo do curso técnico, me procuram, pensamos juntas como será feita a organização do evento e deixo que usem a criatividade, e lá vão elas cheias de energia e disposição, preparam tudo.
Esses são só exemplos de alunos que de alguma maneira escrevem sua história, e já entenderam que existe hora para tudo, se é para mergulhar nos livros, lá estão eles, mas se o momento é de relaxar, curtir, apertar os laços de amizade, não esperam, são protagonistas e fazem acontecer.
Mas trabalho em uma escola, isso quer dizer que lido com vários tipos de comportamento de pessoas. Há aqueles que precisam entender porque estão aqui e esses, faço questão de tentar mostrar, disse tentar, porque são diversos os fatores que formam uma pessoa. Acredito que a escola é grande responsável, mas não única.
Com o pé nas férias, dois alunos aprontaram feio, algo decepcionante para mim, para os pais, para a sociedade.
Seria muito fácil, simplesmente suspender, advertir, abrir um processo de transferência. Mas não, vamos tentar[essa palavra é poderosa].
Dos nossos 680 alunos, dois deles não terão descanso, trabalharão nas férias aqui comigo na escola, irão conhecer a rotina, cumprir horários, terão uma lista de afazeres para cumprir.
Trabalho desde muito cedo, acredito na educação e tenho plena certeza que o trabalho dignifica o homem.
Se a educação transforma as pessoas ... as pessoas transformam o mundo através do trabalho.
Vamos ver se dará certo!
Bom descanso para muitos e bom trabalho para outros.

Um comentário: