quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Saiu a lista de aprovados


Chegou o tão esperado momento! Milhares de candidatos em todo estado de São Paulo correm ansiosos para verem as listas de aprovados do Vestibulinho, com um único objetivo: achar seu nome.
Visualizar o próprio nome passa ser uma satisfação incrível, uma sensação de realização própria e de conquista.
O dicionário se refere a palavra conquista como um “ato ou efeito de conquistar” ou “coisa que se conquistou”, ou ainda “o que se obtém à força de trabalho”.
Adoro a última referência, ela diz tudo: conquista se obtém à força de trabalho, à luta, ao desejo persistente de realizar algo, é um processo que inicia com um pensamento de mudança, de melhoria, vai lentamente se fortalecendo com algumas pequenas ações, surgindo a partir daí um envolvimento que nos dá força a realizar o que inicialmente era só uma simples vontade.
Paro um pouco minha rotina, fico observando da porta da minha sala, pessoas a procura de seus nomes, muitas não os acham, observo olhares decepcionados, frustrados, para esses olhos a conquista inicial não chegou, a luta continua.
O que devem fazer? Não existe uma receita pronta, mas talvez faça diferença colocar no pensamento diário um pouco mais de desejo, misturar com entusiasmo e uma “pitadinha” de autoconfiança, pode ser que funcione. Por experiência própria, levo comigo uma certeza: não devem desistir, pelo contrário devem investir neste anseio.
Meu contentamento surge quando visualizo a verdadeira materialização da conquista, o tão procurado nome foi encontrado e isso não precisa ser dito, está estampado no sorriso discreto do adolescente envergonhado, nos olhos cheios de lágrimas contidas de uma mãe ou no abraço apertado de pai e filho.
São momentos preciosos, que merecem comemoração, sem cerimônias, uma celebração solitária, em frente ao espelho, veja seu reflexo, se admire, olhe além do que vê, pense no que você conseguiu, o que mais você pode conquistar? Existem limites para você? Aproveite o Universo está a seu favor.
Concordo plenamente que educação deveria ser para todos, se você quisesse fazer um curso técnico ou uma graduação você teria que simplesmente escolher a área e matricular-se. Mas acredito que tudo que é conquistado, tem um “tchan” a mais, um gosto e é muito mais saboroso.
Para os que ainda não conseguiram, sigam em frente, não desistam, sejam perseverantes.
Para os aprovados, ainda há um mundo a ser conquistado, parabéns, desejo boas vindas, tenham muita força, pois o desafio só está começando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário