A abertura do Fórum, que aconteceu no último dia 22, contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Francisco Carlos Teixeira Garzon; presidente da Comissão Municipal de Emprego e Diretor do PAT de Itanhaém, Marcos Tadeu Ferreira de Morais e diretora da Escola Técnica (ETEC) de Itanhaém, Fabiana Golz.
“O momento é de estudar. Não percam a oportunidade que a ETEC está proporcionando a vocês. Qual é a maior riqueza de uma cidade? É o povo. Esse será o primeiro seminário de muitos”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Francisco Carlos Teixeira Garzon.
Para Fabiana Golz, a idéia de realizar o Fórum surgiu porque é necessário incentivar os alunos a planejar o futuro profissional. “Decidimos fazer o evento devido às especulações sobre o pré-sal nesta região”, disse a diretora da ETEC.
Uma das palestras da noite foi feita pela diretora de Educação Comunitária do Centro de Treinamento Profissionalizante de Itanhaém (CETPI), Adriana Braga. A profissional abordou sobre a qualificação profissional, sua importância para a empregabilidade e os caminhos oferecidos na Cidade. Adriana falou ainda sobre o CETPI que desenvolve políticas públicas de qualificação profissional inicial.
DESENVOLVIMENTO - Na sexta-feira (23) a programação continuou durante todo o dia. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Carlos Teixeira Garzon, foi um dos palestrantes da noite.
Ministrando sobre o tema: Desenvolvimento da Cidade de Itanhaém, Garzon expôs aos participantes do Fórum que Itanhaém é uma cidade autosustentável, mas alertou que nem por isso quem está entrando no mercado de trabalho deve se acomodar. “A Cidade pode sobreviver sem o pré-sal, sem a construção da Nova Imigrantes, mas para isso, precisamos nos acostumar a ver as pessoas saindo daqui para trabalhar e não é o que queremos”, esclareceu.
Sobre a Rodovia, o secretário disse que a construção da nova ligação São Paulo -Itanhaém é uma reivindicação de toda a região metropolitana da Baixada Santista e que isso irá alavancar o crescimento da região. ”O governador Geraldo Alckmin já autorizou que os estudos comecem”.
De acordo com Garzon, é preciso estar preparado para este crescimento na Cidade. “Vocês precisam se qualificar para o mercado de trabalho. Só vão conquistar melhores vagas aqueles que se esforçarem, se dedicarem. Todos vocês são participantes do progresso e desenvolvimento de Itanhaém”, alertou aos alunos.
Na oportunidade, o secretário anunciou que foi assinado naquele dia o protocolo para a implantação da Zona de Processamento de Exportação, em Itanhaém. “Até o final do ano teremos uma área com 200 galpões para indústrias aqui no Município. Isso irá gerar mais de seis mil empregos”.
EXPECTATIVA - Para o presidente da Comissão Municipal de Emprego e Diretor do PAT de Itanhaém, Marcos Tadeu Ferreira de Morais, o resultado da realização do Fórum superou todas as expectativas, e propiciou um amplo conhecimento aos estudantes da ETEC, para ingresso no mercado de trabalho, e também em como se tornar um Empreendedor Individual, o que contribui em muito para o desenvolvimento de Itanhaém.
Segundo Morais, a organização do Fórum, pela ETEC, foi brilhante em todos os sentidos, tanto nas palestras como nas oficinas criadas. “O evento trouxe motivação e conhecimento a todos os interessados, desde como buscar uma oportunidade de trabalho, até a criação de um currículo atualizado, bem como os caminhos para tornar-se um empreendedor, criando seu próprio negócio”.
Morais disse ainda que novos fóruns serão realizados, e o próximo será voltado exclusivamente ao pré-sal, já que o Estado está criando o Parque Tecnológico em Santos e terá reflexos em toda a Baixada Santista, abrindo inúmeras possibilidades direta e indiretamente na criação de empregos e geração de renda, políticas estas, adotadas pela Comissão Municipal de Emprego.
Nenhum comentário:
Postar um comentário